sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Videogames

http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Games/images-2/nintendo-64.jpg

Nintendo 64 (abreviada como apenas, N64) é o terceiro console de video-game doméstico da empresa japonesa Nintendo.

Lançado em 23 de Junho de 1996 no Japão e em 29 de Setembro nos EUA, o Nintendo 64 contava com apenas três títulos de lançamento: Super Mario 64 , Wave Race 64 e PilotWings 64. Já quando foi lançado na Europa, em 1 de Março de 1997, o console contava também com o jogo Star Wars: Shadows of the Empire. Foi o último console doméstico a utilizar cartucho (chamado pela Nintendo de "Game Pack"), distribuídos no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente Eletrônicos. Em Portugal, foi distribuída pela Concentra.

O console foi anunciado em 1993 com o codename "Project Reality". Em 1995 fora primeiro apresentado com o nome Nintendo Ultra 64 [1], tendo o nome reduzido para Nintendo 64 em Fevereiro de 1996 (5 meses antes do lançamento). Seu código de modelo é NUS-001 (cuja sigla significa Nintendo Ultra Sixty Four - o codinome do projeto).

Considerada inovadora na época de seu lançamenta, a consola era dotada de um processador gráfico projectado pela Silicon Graphics, o que possibilitou gráficos de qualidade inédita com profundidade de cor de até 64 bits. A Nintendo 64 também contava com um avançado processador de áudio, o que permitiu a alta qualidade da trilha e efeitos sonoros, também inéditos na história dos consoles.

Toda essa complexidade tinha seu preço: os programadores afirmavam que era um grande desafio manter todos os processadores da máquina trabalhando em sincronia. A Nintendo argumenta que corrigiu o problema em seu novo console, o GameCube.

Mas, apesar de tudo, o console continua conquistando legiões de fãs, nem tanto na console mas no PCs através da emulação. O melhor programa desenvolvido para esta tarefa actualmente é o Project64 que está na versão (não-oficial, foi modificada por fãs-hackers) 1.7.0.54 com suporte ao controle do Wii e emulações praticamente perfeitas, fazendo a alegria dos fãs.
Nintendo 64
N64.jpg
Fabricante Nintendo
Tipo Console de videogame
Geração 5ª geração
Lançamento Flag of Japan.svg Japão 1996-jun-23 (JAP) Flag of the United States.svg Estados Unidos 1996-set-29 (EUA) União Europeia União Europeia 1997-mar-1 (EU) Brasil Brasil 1997 - Dez-10 (BRA)
CPU NEC VR4300 a 93,75 MHz (MIPS)
GPU SGI RCP 62,5 MHz 64-bit
Mídia Cartucho 64 MB (equivalente a 512 Mbits)
Sistema de Armazenamento Disquete: 64 MB (64DD) Cartão de memória: 256 KB
Controladores 1 a 4 gamepads
Serviço Online RANDnet (apenas no Japão)
Unidades vendidas 32,93 milhões
Jogo mais vendido Super Mario 64 11,89 milhões
Retrocompatibilidade Game Boy (Wide-Boy 64)
Conectividade Modem (via Nintendo 64DD)
Antecessor Super Nintendo Entertainment System
Sucessor Nintendo GameCube

O Nintendo 64 foi o último console doméstico a fazer uso de cartuchos de memória ROM, enquanto as concorrentes utilizavam CD-ROM nas suas consoles. As principais vantagens eram a velocidade de acesso, já que as taxas de transferências na leitura de um chip de ROM são muito maiores do que as de um CD-ROM, durabilidade e segurança, pois é relativamente difícil copiar um cartucho sem o equipamento correto.

Não obstante, entre as vantagens técnicas do cartucho sobre outras mídias destaca-se a capacidade de carregar dentro de sí co-processadores, chips de função específicas ou ainda micro-códigos e linguagens de programação personalizados. Isso garantia, alêm de uma maior liberdade de criação para as produtoras de jogos, uma espécie de expansão de hardware "via jogo", característica tal completamente ausente em outros tipos de´mídia.

Entretanto, o custo de produção dos cartuchos era maior do que o dos CD-ROMs e a capacidade de armazenamento era menor, o que praticamente impossibilitava a utilização de arquivos de som e vídeos pré-gravados nos jogos. O jogo Resident Evil 2 foi uma das poucas excepções, pois utilizava uma tecnologia especial de compressão de dados que permitiu que diálogos e vídeos fossem incluídos, embora em menor qualidade em relação às versões para outros consoles que utilizavam CD-ROM.

A decisão de continuar a utilizar cartuchos espantou antigos parceiros, como a Squaresoft (responsável pelos jogos da série Final Fantasy), que garantiu direitos de exclusividade à Sony.

Jogos:

Os jogos do Nintendo 64 que mais tiveram sucesso foram:

Além disso, a Nintendo teve grande apoio da parceira Rare (Que agora pertence à Microsoft), com muitos jogos celebrados:

O último jogo lançado na Europa foi Mario Party 3 (2001), enquanto nos EUA foi Tony Hawk's Pro Skater 3 (2002).

A Nintendo passou a usar mídias ópticas no GameCube, o GameCube Optical Disc, Mini DVD mais difícil de piratear do que formatos tradicionais. O Wii usa DVDs tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário